Alencar Garcia de Freitas

21 de agosto de 2014
- Qual o valor pedagógico dos programas dos horários eleitorais?.........

Entendo que quaisquer programas de rádio e televisão, sejam humorísticos, musicais, culturais e sociais, para que tenham maior valor, devem, sem dúvida, ser portadores de um peso pedagógico bem significativo......

A partir de 19 de agosto começaram os programas eleitorais, tidos como gratuitos no que se referem aos horários propriamente ditos......

Na verdade não são tão gratuitos assim, considerando o custo elevado de sua produção, dependendo do tamanho do partido e do seu caixa...... Esses programas vão durar 45 dias......

A pergunta que não quer calar é a que dá título a este texto; afinal, qual é o valor pedagógico desses programas? Eles ensinam o quê? Os eleitores aprendem o quê? As respostas podem ser que eles ensinam cidadania e os eleitores aprendem cidadania à medida que aprendem a votar.
Até aí tudo bem.

Antes de mais nada, penso que em primeiro lugar os candidatos devem aprender cidadania e só depois deveriam ocupar um espaço tão nobre nos meios de comunicação de massa com a intenção de ensinar o eleitorado a votar.

Como são e como agem os pretensos candidatos? São republicanos para valer?

Ou são fichas sujas querendo ensinar os eleitores o que aprenderam como fichas sujas, tentando enganar o eleitorado como se fossem fichas limpas? É o que se pode considerar como propaganda enganosa!

Não se pode negar que tais horários abrem espaço para que os candidatos e suas propostas sejam conhecidos do eleitorado e também sejam uma oportunidade para um debate, o mais amplo possível, de propostas de políticas públicas destinadas a construir um país cada vez mais solidário e justo, de tal forma que a distância entre ricos e pobres são seja tão abismal, como é ainda hoje, apesar de importantes programas sociais implantados nestes últimos 20 anos.

Só assim se poderá responder a essa pergunta, afirmando que os programas nos horários eleitorais terão um valor pedagógico bastante significativo, se ajudarem a formar nos candidatos e nos eleitores um maior espírito público.

Alencar Garcia de Freitas é jornalista

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