Alencar Garcia de Freitas: existem pessoas honestas, ainda: melhor assim!

10 de dezembro de 2014
A notícia sobre uma jovem cliente de banco que encontrou um envelope de depósito bancário entalado em um caixa eletrônico, com mil e duzentos reais dentro, devolvido por ela ao aposentado, trabalhador rural, legítimo dono do dinheiro, prova que nem tudo está perdido neste País......

Apesar dos muitos mensaleiros e petroleiros espalhados por aí, alguns no exterior, outros no Brasil, entre presos e soltos, com ou sem tonozeleiras......

Chego a imaginar que a cliente não deve ser uma grande depositante, uma pessoa que talvez ganhe por mês bem menos do que os mil e poucos reais que estavam no envelope, cujo dono ficou tão pasmo com a honestidade da moça que esqueceu de agradecer, pessoalmente, fazendo-o, contudo, pela televisão, com o seguinte conselho: continue assim.

O bonito gesto anônimo da moça, tão difícil nos últimos tempos, deixa claro que nem tudo está perdido, neste nosso Brasil de corrupção generalizada em órgãos públicos, estatais, empreiteiras e seus executivos, bancos e banqueiros, profissionais liberais, cidadãos comuns e líderes religiosos.

O mais interessante é que pessoas com tanta honestidade, como essa jovem, quase sempre são de origem humilde, ganham pouco, vivem constantemente com dificuldades financeiras, às vezes desempregadas e nem assim sucumbem à tentação de reter o que não é delas.

Outro dia vi a notícia de um vereador apresentando projeto de lei para criar uma praça destinada a animais de estimação.

Não sou contra esses bichinhos – até porque tenho em casa duas gatinhas siamesas que fazem a minha alegria e a alegria de todos da família.

Mas por que não criar uma praça para homenagear pessoas honestas como a jovem que encontrou e devolveu o envelope de depósito com o dinheiro do aposentado?

Certamente dezenas e talvez até centenas de honestos estariam sendo homenageados, com muita justiça, pelo poder público. Não faltariam muitos nomes para isso!

Ser honesto não é favor; é dever do cidadão. E não custa lembrar daqueles que têm sido bons exemplos nesse quesito.

Alencar Garcia de Freitas é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - Aldeia Verbal Produções e Jornalismno - CNPJ: 15.265.070/0001-49