As cinzas da quarta-feira

13 de fevereiro de 2015
Alencar Garcia de Freitas -

A Igreja Católica Apostólica Romana comemora quarta-feira, a primeira depois do Carnaval, como o dia das cinzas...... E com ela, o primeiro dia da Quaresma, uma data com significado especial para os católicos, símbolo do dever da conversão e da mudança de vida...... Com esse evento tem início a Quaresma, que vai até a sexta-feira santa, anterior ao Domingo de Páscoa.

Na quarta-feira depois do Carnaval celebra-se, portanto, o dia das cinzas, cinzas essas resultantes da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, as quais, umedecidas, são usadas pelos sacerdotes, sinalizando uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”, conforme registro bíblico.....

Recomenda-se ao povo católico que nesse período – 40 dias – ele faça um jejum e se abstenha de comer carne.

Uma vez que a quaresma é um período penitencial, a cerimônia das cinzas, como parte desse período, é uma oportunidade para aqueles que pularam, às vezes, sem parar, por mais de uma semana, antes e durante o Carnaval, comemorando essa festa.

A fé, primeira das três virtudes cristãs (fé, esperança e caridade), é capaz de mover montanhas; admiro, profunda e respeitosamente, essa tão importante virtude, presente em todas as religiões, que tem ajudado muito na solução de problemas intrincados que envolvem as famílias cristãs.

Diz a Bíblia que sem fé é impossível agradar a Deus.

Quando vejo milhares e milhares de católicos marcados pelas cinzas da primeira quarta-feira depois do Carnaval, fico muito feliz pela certeza de que ainda existe uma enorme multidão neste mundo que tem fé e por conta dela tem contribuído bastante para que os homens não sejam piores do que são.

Penso que os que não têm fé, apesar disso, devem respeitar cada vez mais aqueles que cultivam essa virtude.






Alencar Garcia de Freitas é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - Aldeia Verbal Produções e Jornalismno - CNPJ: 15.265.070/0001-49