Alencar Garcia de Freitas:...... Bastião Rabelo: o poeta do sertão

4 de julho de 2015
Sebastião da Silva Rabelo, de saudosa memória, irmão de Armando e Fernando Duarte Rabelo, conhecido como Bastião Rabelo, que eu batizei como poeta do sertão, apesar de não possuir formação acadêmica como os irmãos, foi uma das mentes mais lúcidas e inteligentes que conheci. 

......Eu escrevia e lia os textos comerciais do programa “Manhã na Roça”, um dos maiores líderes de audiência radiofônica neste Estado. Sua capacidade criativa, como poeta, era algo surpreendente. 

......Era capaz de compor, em poucos minutos, dentro do programa, dois, três poemas de excelente qualidade. Bastava estar em um dos seus dias de grande inspiração. Compunha e interpretava, magistralmente. 

Não sei se algum dos seus filhos herdou a sua veia poética, e se eles têm guardado o extraordinário acervo que deixou para trás.

Quando passei a morar no bairro Jardim Camburi, descobri, em uma das minhas caminhadas matinais, uma rua com o nome Sebastião da Silva Rabelo, e fiquei muito feliz com a descoberta, voltando, no tempo e no espaço, ao programa “Manhã na Roça”, que realizávamos na Rádio Capixaba. 

Nossa Senhora da Penha era sua principal inspiradora. Compôs, em homenagem a ela, dezenas de poemas, mas tinha outra fonte inspiradora a que recorria todos os dias, sempre acompanhado da dupla sertaneja Bico e Biquinho: o bar do Menezes e Ceará.

Tenho em mente a ideia – e já compartilhei-a com o meu filho Jorge Alencar – de escrever sobre os grandes comunicadores capixabas e um deles é Sebastião da Silva Rabelo, o Bastião, como forma de homenagear dezenas de comunicadores que fizeram a história do rádio capixaba.

Bastião era o faz-tudo no programa “Manhã na Roça”: corretava os comerciais, produzia, roteirava e apresentava o programa com invejável maestria; meu papel era criar e apresentar os textos de propaganda; daí ele me chamar de o doutor do sertão.

Como “capineiro”, uma mistura de capixaba com mineiro, estou sempre pedindo a atenção dos homens públicos deste Estado para os valores históricos e culturais desta terra do “Trabalha e Confia”.



Alencar Garcia de Freitas é jornalista
e radialista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - Aldeia Verbal Produções e Jornalismno - CNPJ: 15.265.070/0001-49