Alencar Garcia de Freitas - Combinado: todos daqui e de lá devem continuar soltos......

2 de julho de 2015

Quando lí que a Câmara dos Deputados não aprovou, na primeira votação, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, chego à conclusão que todos os marginais de Brasília e daqui, menores ou maiores de idade, têm que continuar soltos, assaltando, estuprando e matando......

A decisão atende a vontade de alguns movimentos sociais contrários à tal redução e também à vontade do próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo......


Ele declarou que a redução da maioridade penal seria uma “bomba atômica”, além do fato de declarar, outro dia, que o atual sistema prisional brasileiro é uma fábrica de marginais.


Um dos argumentos mais usados por algumas organizações sociais é que faltam políticas públicas apropriadas para essa “meninada” que está aí.

“Meninada”, no entanto, capacitada para manejar com perícia o trabuco com que assalta as pessoas a qualquer hora do dia ou da noite.



Aprendi, desde criança, que o trabalho honesto, logo cedo, seja cuidando de uma horta ou fazendo pequenos serviços, é a melhor escola da vida.

Tanto que naquele tempo, quando a meninada começava a batalhar ainda na pré-adolescência, não havia tanto bandido, em todas as faixas etárias, assaltando, estuprando e matando como agora. 

O melhor exemplo que tinha era na minha própria casa: meu pai morreu ainda bem jovem e deixou como herança para minha mãe 11 filhos, cinco meninas e seis meninos, que tinham que dar duro (minha mãe e minhas irmãs lavando roupas para fora) e os meus irmãos pescando no Rio Doce e trabalhando em uma imensa horta, cujos produtos eram vendidos de porta em porta na minha cidade. 

Graças a Deus nenhum deles deu para bandido. Minha mãe não cansava de dizer para todos os filhos que o trabalho honesto serve para dar dignidade ao ser humano.

Escrevi, há algum tempo (e volto a escrever agora), que sou favorável à redução da maioridade penal, sem prejuízo da adoção de políticas públicas mais adequadas para os menores e de uma repaginação competente do atual sistema prisional brasileiro.


Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - Aldeia Verbal Produções e Jornalismno - CNPJ: 15.265.070/0001-49